segunda-feira, 16 de abril de 2012


O que é o universo

21/07/2008
Nós seres humanos, assim como os demais seres vivos - animais - vegetais, estamos todos na mesma "nave espacial". Ou seja; Vivemos todos no mesmo espaço: O Planeta Terra.


Você sabe o que é um planeta?
Planeta é um astro que vive no universo.



E universo?
Universo é tudo aquilo que existe, é o conjunto formado pelos planetas, cometas, estrelas, galáxias e etc...

Esses corpos celestes que existem no universo são chamados de astros.

A Terra, que é um planeta, um dos inúmeros astros do universo.

Você sabe qual o diferença entre planeta e os outros astros, como as estrelas e os cometas?
Planeta é um astro iluminado, e não possui luz própria e gira ao redor de uma estrela. A Terra é um planeta porque gira ao redor de uma estrela (O SOL) e dessa estrela possui luz e calor. A luz e o calor que recebemos na Terra, durante o dia, provêm dos raios solares.



As Estrelas do Universo
Estrela é um astro luminoso (possui luz própria), formado principalmente por materiais gasosos (hidrogênio e hélio), com temperaturas elevadíssimas.

No interior da estrela ocorrem constantemente explosões, que libertam energia e provocam um fortíssimo calor. A temperatura no interior do sol, por exemplo gira em torno de aproximadamente 20 milhões de graus centígrados. Essa energia que as estrelas libertam toma a forma de raios luminosos, que fornecem luz e calor.

Existe no universo um número incalculável de estrelas, de diferentes tamanhos e temperaturas. O Sol é considerado uma estrela de tamanho pequeno, embora existam outras estrelas bem menores que ele. Sírius por exemplo é considerada uma estrela anã, pois é mais ou menos do tamanho da Terra, ou seja, possui um diâmetro 109 vezes menor que o Sol. Já uma estrela como Antares é bem maior: seu diâmetro é aproximadamente quatrocentas vezes maior que o Sol.



As Galáxias do Universo
As galáxias que antigamente eram pouco conhecidas e chamadas de nebulosas, são partes ou regiões do universo onde se agrupam bilhões de estrelas e outros astros (planetas, asteróides, satélites e etc...).

A galáxia onde nós estamos chama-se Via-Láctea. Dela fazem parte o Sol e Terra. Existem na Via Láctea cerca de 150 milhões de estrelas - incluindo o sol - e um numero gigantesco de outros planetas e astros em geral de menor tamanho. Mas os astros que predominam nas galáxias e também no universo, são as estrelas, que possuem em conjunto a maior parte da matéria (massa) existentes nas galáxias e no universo. Calcula-se que haja milhares de galáxias. A mais próxima da Via Láctea é da Andrômeda.

As estrelas de uma galáxia giram permanentemente ao redor dessa galáxia. O Sol por exemplo, desloca-se nesse giro numa velocidade de aproximadamente 220 km por segundo, completando uma volta em torno do seu centro galáctico a cada 240 milhões de anos. O formato de uma galáxia geralmente é de uma espiral, como você pode observar nesta foto.



A Origem do Universo
Como e quando surgiu o universo?


Qual o seu tamanho?
Ele é infinito ou não?

Estas são questões freqüentemente retomadas pelos cientistas, que a cada dia acumulam mais conhecimentos sobre o assunto.

O conhecimento humano é assim mesmo: nunca temos verdades absolutas sobre as coisas, mas apenas verdades relativas, ou seja, provisórias, que a qualquer momento podem ser revista e aperfeiçoadas.

Como resposta da questão universo, a teoria mais aceita hoje em dia é a Big-Bang.



A Teoria do Big-Bang
O Big-Bang (big=grande; bang=explosão, estrondo) teria sido o explosão de um "átomo primordial" ou "ovo cósmico", ocorrida a aproximadamente 18 bilhões de anos atrás. Ao se despedaçar esse átomo teria dado origem ao universo. Essa teoria baseia-se na hipótese de que há um afastamento gradativo das estrelas, que parecem estar se distanciando de um centro, e dirigindo-se cada vez para mais longe dele.

Inúmeros estudos comprovaram que há um deslocamento constante das estrelas no sentido de se afastarem umas das outras.

A estrela Sírius, por exemplo afasta-se do Sol a uma distância de 50 km por segundo. O mesmo acontece com uma infinidade de outras estrelas.

Parece então haver uma expansão de universo um movimento de afastamento das estrelas e das galáxias entre si.

Se a teoria de Big-Bang estiver correta, então o universo não é infinito, como se pensou durante muito tempo. Nesse caso se acredita que o universo possui áreas que vão se expandindo, longe do local onde teria acontecido a "grande explosão", e que vão sendo ocupadas pelas suas estrelas em contante expansão.




O Universo é tudo

A Reposta para a pergunta, o que é o universo é muito simples: O Universo é Tudo que compõem a realidade; de Estrelas à átomos, de Planetas à Isótopos de Hidrogênio, Supernovas, Estrelas de nêutrons, Buracos negros, Nebulosas;  assim como toda energia motriz do Cosmosé de fato o Universo.
Desde de cada centelha da complexidade da vida à complexidade do Cosmos em si, são de fato O Universo.
Até o Fóton de uma estrela em seu ultimo suspiro de vida que atravessou toda a imensidão do Cosmos; Bilhões de anos luz, veio, lhe tocou e Interagiu com seus nervos – Esta energia foi emitida de muito longe, e a muito tempo, à velocidades incríveis, passando por lugares onde você nunca imaginou ter existido…  e Isto é impressionante

Como O Universo surgiu

O universo surgiu com o bigbang, Onde segundo a teoria havia um diminuto ponto menor que qualquer partícula de átomo, onde se concentrava também As 4 Forças do universo unidas como uma só – uma força chamada superforça, que foi dividida em 4 Forças - Eletromagnética, força nuclear forte. força nuclear fraca e gravidade. Segundo cosmologista americano Alan Guth,o pré-Universo; um ambiente em que partículas de cargas opostas anulavam-se, até que um dia uma delas desequilibrou o sistema e liberou a “faísca” que iniciou o processo de bigbang, que deu origem a estrelas e planetas. ( O Bigbang é basicamente a teoria que diz que o universo surgiu de uma EXPANSÃO de um diminuto ponto, menor que uma noz, ou quem sabe menor que um átomo).

Multiversos

Alguns cosmologistas levantam a ideia de  que o universo em que vivemos, é apenas 1 em um numero infinito de outros universos, cada um com suas historias; cada um com suas contantes físicas.E que cada medição quântica geraria novos universos paralelos, diferentes ou semelhantes ao outros.

“Existem tantas estrelas no universo quanto grãos de areia na terra”

Cientistas australianos calcularam que no universo existem 70 septilhões de estrelas. Então este numero  é 10 Vezes mais grãos de areia do que existe em nosso planeta. Ou seja para cada grão de areia em nosso planeta teríamos 10 Estrelas, e este calculo ainda é impreciso porque é baseado na luz que os equipamentos medidores conseguem captar. Sem falar nos Planetas, nos asteroides e cometas, se o numero fosse de “objetos no universo” faria este numero decolar para valores astronômicos, Então pensar que no meio de todas essas possibilidades não haver uma forma de vida extraterrestre no universo é puro egoismo e desperdício de espaço.
Hubble_ultra_deep_field
Hubble ultra deep field - Cada Ponto nessa imagem é uma Galaxia
O Entendimento “vago” sobre O que é o universo
infelizmente por todo mundo há algumas pessoas com uma compreensão muito vaga do que seja Ouniverso; desde pessoas que pensam que estrelas são esferas de gases que “pegam fogo” por causa da luz do sol, à pessoas que pensam que o universo é apenas a imensidão sobre suas cabeças e não se tratam de se incluir neste todo, Os números parecem grandes e voltam a fazer suas coisas. O Universo é este blog assim com cada Bit de Byte que carregou está pagina que você leu.

Astronomia na escola

Alguns de nós no ensino fundamental, pelo menos a maioria, já teve noções sobre o que é o universo ; O sol, nossos planetas vizinhos, Cometa Halley e cometa Halley bop. O interessante é que o assunto desperta interesse por boa parte das crianças. Até ai tudo bem. Entretanto, na escola na maioria das instituições de ensino médio o assunto volta para o que aprendemos no ensino fundamental, mas agora com formulas e cálculos mais complexos, tratados pela matéria de física, mas ficando apenas no básico no que se relaciona a operações matemáticas, a Física nas escolas que na minha opinião tem a obrigação de ensinar coisas como bigbang detalhadamente, forças do universo como funcionam as estrelas, em fim, explicar o que é o universo.
Assim como é papel da biologia explicar a origem da vida  é papel da física ensinar a origem do universo, mas isso não acontece da forma correta com A Astronomia, um assunto tão importante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário